REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Contos do Cargueiro Negro / Sob o Capuz

leave a comment »

O filme Watchmen ainda rende frutos baseados na grafic novel mais cultuada entre os aficcionados pela nona arte. Para entender a história, de acordo com a obra original, foram lançados duas produções complementares: Os Contos do Cargueiro Negro e Sob o Capuz. Ambos serão lançados em um DVD / Blu-Ray especial e, futuramente, em uma edição de luxo de Watchmen.

23-2008141851t


OS CONTOS DO CARGUEIRO NEGRO
Download – 90 mb – RMVB – Legendado – 30 minutos

Pegue “O Náufrago”, coloque uma quantidade de corpos mortos como “Madrugada dos Mortos” e produza no estilo de “Animatrix”. Todos esses elementos, misturados de forma tão exótica, podem chocar os marujos de primeira viajem, que nunca ouviram falar dessa história. Acontece que Os Contos do Cargueiro Negro é uma das três histórias contidas na grafic novel de Watchmen (na verdade, é um “metagibi”, uma história dentro da história, lida por aquele garoto que aparece junto com o dono da banda de revistas do filme).

A animação de 30 minutos narra a tragédia de um marinheiro, que tem seu barco destruído por piratas. O jovem então precisa lutar contra o mar, seus perigos e a própria sanidade, para tentar chegar a sua cidade e avisar do perigo das velas negras. A força da história é a mesma da grafic novel, chocante na crueldade, mas profunda na reflexão que o náufrago faz da vida (que, nos quadrinhos, acompanhava perfeitamente a história de Watchmen). A animação será lançada diretamente em DVD em Abril.

SOB O CAPUZ
Download – 120 mb – RMVB – 90 minutos

Sob o Capuz é um documentário fictício, criado aos moldes e imagens dos anos 80. O anfitrião é um apresentador bastante típico, que em 1985 resolve fazer uma revisão de seu próprio programa, este de 75, onde ele entrevistava Manson, o Coruja I, na época de lançamento de seu livro, Sally Júpter, o Comediante e outros.

Os diversos tempos se entrecruzam no documentário, constituindo uma dinâmica visual bastante original. Hácenas em preto e branco dos anos 40, passando por diversas décadas até chegarmos nos anos 80, todas bastante afinadas com o tom de sua época. As filmagens estão bem autênticas e os personagens são críveis, assim como seu envelhecimento progressivo.

Um grande fator de importância são as diversas referências a cenas, locais e personagens da HQ que receberam pouco destaque no filme. Assim como os comerciais, que são bastante climáticos, vale citar aqui a excelente e brega chamada do perfume de Adrian Veidt, Nostalgia, que é de grande importância referencial na série.

A história dos Minutemen é narrada em todos os seus pormenores, e a situação política do lugar é comentada por personagens ilustres: Lawrence Shexnyder (agente e marido de Espectral), William Long (o psicólogo), Bernard (o cara da banca), Wally Weaver (assistente de Manhattan), Joe (o bartender do bar que é destruído), enfim, os personagens humanos da HQ que fizeram falta no filme. Todo o conteúdo colocado por Alan Moore em “Sob o Capuz”, parece ter conseguido ver a luz nesse pequeno documentário, assim como coisas novas, como a entrevista com Moloch onde ele prevê o surgimento de um grande antagonista a Manhattan.

Joel Minuculi
Que adora obras que vão além da principal

Written by Joel Minusculi

março 27, 2009 às 6:31 am

Publicado em Cinema, Download, Vídeo

Tagged with

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s