REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

É hora de recomeçar

with one comment

Já que muitos falam em “cenário de guerra”, lembrei uma bela canção do filme “Bom dia, Vietnã”.

Os últimos posts aqui no Pega no meu Blog, infelizmente, só mostraram a tragédia que aconteceu aqui em Santa Catarina. Acompanhei de perto tudo e, graças a muitas coisas, onde eu moro e minha cidade natal não foram atingidos. Porém, muitos amigos estão inconsoláveis, perderam tudo. Outros vivem em um clima de medo, com cidades destruídas e saques constantes (acompanhei uma situação ao vivo por MSN). Mas não vou me ater aos detalhes de destruição, tristeza e imponência que as pessoas viveram.

Porque, mais forte que a força das águas e das encostas que desmoronaram, é a vontade das pessoas que se unem para que tudo volte ao normal. Parece clichê, coisa que eu mesmo dizia quando alguém longe falava isso. Mas agora é diferente. A situação está aqui, em nossas portas. Muitos, talvez, aprenderam de forma muito dura o valor das coisas materiais, até mesmo além do financeiro. Agora que a chuva deu uma trégua são as lágrimas que molham o solo.

É preciso reconstruir, porque vimos que, realmente, águas passadas não movem moinhos – levam eles junto. Temos que erguer tudo, com esperança, uma das poucas coisas que a água não pode levar. E, nesse quesito, eu gostaria de destacar duas coisas que me deparei no meio da tempestade de notícias ruins.

A primeira veio pelo Twitter, um precioso instrumento de informação para os atingidos, enquanto a imprensa oficial não via o que aconteceu. A primeira foi a frase do meu amigo Felipe Costa, quando a chuva, enfim, deu uma trégua e a cidade de Itajaí começava a se levantar. Só para contextualizar, o bairro Nossa Senhora das Graças é um dos mais pobres da cidade.

Felipe_Costa

A segunda é uma imagem que realmente vale mais por palavras. É um helicóptero de apoio, na cidade de Blumenau – outra das mais atingidas. A foto foi tirada pela minha amiga Luciana da Cunha, na manhã de 26 de novembro.

Luciana da Cunha

Assim, digo que da minha parte não será vista mais a tragédia aqui no Pega no meu Blog. Vamos voltar com os posts “normais”. Caso você tiver interesse em acompanhar o que acontece nesse sentido, recomendo três endereços.

Allesblau – Notícias de Blumenau

Blog dos Desaparecidos em Itajaí

Click RBS – SOS Santa Catarina

Joel Minusculi
Que viu cenas chocantes perto da rodoviária de Itajaí

Written by Joel Minusculi

novembro 28, 2008 às 9:20 am

Publicado em Imagem, Internas, Notícia

Tagged with , , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] No interior do imenso pavilhão da Marejada, senti um clima diferente dos anteriores. Não mais a tensão, a carranca, o semblante carregado das pessoas. Não mais a nuvem negra pairando sobre as cabeças. Senti um espírito cooperativo, vibrante, aglutinador. Percebi nos rostos das pessoas um brilho difuso, uma esperança agora incontida. Havia a generosidade de antes, mas uma energia mais positiva, mais voluntariosa, determinada a seguir e a ajudar. Como escreveu o Joel Minusculi, é hora de recomeçar. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s