REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Geneva, 10 de setembro de 2008

with 3 comments

É o momento que o mundo aguardava com ansiosidade. Em meio a todas as controvérsias e receios de que os cientistas poderiam fazer algo de errado, o primeiro fluxo nos 27 no Grande Colisor de Hadrons (LHC – Large Hadrons Collider) no Cern foi realizado com sucesso, na manhã desta quarta-feira.

O marco da ciência de hoje consolida 20 anos de dedicação, paciência e 5 bilhões de euros. É certo que agora entramos em uma nova e emocionante era. “É um momento fantástico”, declarou o líder do projeto LHC, Lyn Evans. “Podemos agora olhar para a frente, para uma nova era de entendimento sobre a origem e a evolução do universo.

É claro, o Cern disponibiliza uma webcast (trasmissão via internet) do evento, proporcionando assim, não apenas transparência, mas também informações a milhões em todo o mundo. Eventos como estes são importantes, para as pessoas viverem melhor e não só para demonstrar a dimensão e importância do projeto, mas também para levar informação e atualização para todos.

O texto acima é a mensagem do Cern para o mundo, anunciando que a experiência mais aguardada dos últimos tempos deu certo. Apesar das brincadeiras com as prováveis conseqüências e das críticas, a ação foi grandiosa. O problema que os resultados da colisão só serão conhecidos em 2009… Mas tudo bem, pelo  menos a coisa não saiu dos trilhos.

Confira aqui o link ao vivo dos laboratórios do Cern, que são responsáveis pelo LHC (muito interessante ver aquele bando de jaleco vibrando com linhas nas telas…).

Transmissão ao vivo do Grande Colisor de Hadrons

UPDATE

Ok, para provar que os cientistas do Cern não são tão nerds assim, confira o Rap do LHC – produzido pelo próprio pessoal dos laboratórios. Ele explica certinho como funciona a maior máquina construída pelo homem. Atentem para o backing vocal de “Stephen Hawking”.

Joel Minusculi
Que achou interessante acompanhar a transmissão do LHC

Anúncios

Written by Joel Minusculi

setembro 10, 2008 às 10:04 am

Publicado em Internet, Notícia, Vídeo

Tagged with , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] aqui e confira o post de cobertura do experimento do […]

  2. aaaahhhhhhhh!!!!!!
    não acabou?

    Fábio Ricardo

    setembro 10, 2008 at 10:51 am

  3. Ainda não, Fábio.
    Os caras ainda estão colidindo as coisas. Pelo que parece, está tudo na normalidade. (ainda bem)
    Mas mesmo assim deixo a transmissão ligada. Caso eu veja uma expressão de “apavoro” nos cientistas, começo a me preocupar aqui no Brasil hauahuahauhauhauhauh

    Joel Minusculi

    setembro 10, 2008 at 11:02 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s