REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Combate contra os clones

with 2 comments

 

O Pega no meu Blog é uma iniciativa que valoriza a produção pessoal e original. Nosso conteúdo pode ser baseado em informações encontradas em outros lugares, mas sempre tentamos respeitar as fontes – além de incentivar a prática em nossos colaboradores. Carregamos também a bandeira contra a Usura na Internet. Apensar de erguida há pouco tempo oficialmente, nós somos a favor de linkar idéias.

Infelizmente um caso passou pelos editores deste espaço. Foi uma crônica, que, além de postada por aqui, foi utilizada como atividade em sala de aula. O caso foi identificado como plágio e prontamente denunciado. Em respeito ao autor verdadeiro e por respeito, a entrada referente por aqui foi deletada – medidas para a disciplina também foram tomadas.

Parece uma medida um tanto quanto drástica, principalmente diante da democracia na propagação de informação que a internet representa. Mas o maior problema estava em dar créditos a uma produção não original e copiada. Há uma cláusula, em nossa Redação, que explica como incentivamos todos os pontos de vista, desde que dos próprios autores. O plágio entrou nos casos extraordinários, previstos no mesmo conjunto de dizeres, por isso foi eliminado dos arquivos. Qualquer outro caso de cópia descarada identificada por aqui receberá o mesmo tratamento.

Blogar é, além de uma rotina, um hobby. A prática deve proporcionar prazer e não obrigação. O conteúdo por aqui preza pela originalidade, no sentido mais puro da questão. Infelizmente deletar o post foi contra um dos princípios da blogosfera, de perpetuar e preservar informação. Porém, como se aprende nos primeiros anos nos cursos de comunicação, a retratação é só o primeiro passo para remediar os erros.

Joel Minusculi
Que não quer ser um editor carrasco, mas preza pelo bom andamento das coisas

Nota do editor: A crônica referida no texto foi deletada. Não serão lembrados nome do autor ou o título, porque não é responsabilidade do Pega no meu Blog instigar represálias.

Written by Joel Minusculi

outubro 17, 2007 às 10:06 am

Publicado em Editorial, Internas

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. No meu entender o Pega no meu não feriu nenhum princípio… Agiu de maneira ética, afinal não se deve incentivar o famoso copiar e colar…

    Assim mostra-se que o espaço não é meramente brincadeira e sim um espaço dedidcado a troca, a cultura, a ética, a aproximação de pessoas afins…

    Excelente puxão de orelhas! Com a transformação da internet e suas facilidades há muitos plágios por aí… Para mim, quem faz isso é um ser aculturado, preguiçoso e que só quer levar vantagem!

    Vamos ler mais, produzir mais, trocar mais… Sejamos nós mesmos! 😉

    Raquel

    outubro 17, 2007 at 10:15 am

  2. assino embaixo raquel!

    Sal

    outubro 17, 2007 at 10:36 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s