REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Conectar o mundo é linkar idéias

with 2 comments

Vi no Inavox uma campanha muito legal do Treta, a qual levanto a bandeira aqui no Pega no meu blog. Usura não! é o movimento contra a avareza de links e a valorização da fonte da informação. Em um meio anárquico e caótico como a internet, é muito complicado controlar o fluxo de informações e garantir de onde tudo vem – além da própria credibilidade da informação [há um post muito interessante sobre esse assunto no Monitorando]. Para mais informações, clique na imagem do post e leia o tratado completo sobre o assunto escrito pelo Treta. Abaixo, confira um trecho de um artigo que escrevi sobre a prática na linkagem na blogosfera:

 

De post em post a blogosfera ganha espaço
Clique aqui e leia o artigo completo

Os blogs entram como uma vitrine de idéias para o meio virtual. Enquanto eles são apenas a mensagem exposta através de multimídia, a blogosfera é o fenômeno das relações entre blogueiros. Isso acontece através dos hyperlinks, principais apoios dos textos virtuais, que remetem e desenvolvem os conteúdos dentro de uma rede ligada por idéias relacionadas. O exemplo prático está inserido neste texto, em cada palavra grifada em azul, em que com apenas um clique sobre elas faz o usuário “navegar” através de uma rede de pensamentos.

Na dinâmica dos hyperlinks há duas possibilidades: prender o internauta dentro de um círculo restrito e auto-suficiente de conteúdo (que pode ser do mesmo local da publicação principal) ou expandir para o maior número de links externos possíveis (neste caso, podem ser direcionados para qualquer assunto dentro da grande esfera dos blogs).

Joel Minusculi
Que ergue a bandeira da campanha.

Anúncios

Written by Joel Minusculi

outubro 7, 2007 às 2:07 pm

Publicado em Internas, Meme

Tagged with

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. O banner da campanha, também já está no gritos …

    e vai se espalhando … o negócio é linkar …

    dante

    outubro 7, 2007 at 2:29 pm

  2. […] – além de incentivar a prática em nossos colaboradores. Carregamos também a bandeira contra a Usura na Internet. Apensar de erguida há pouco tempo oficialmente, nós somos a favor de linkar […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s