REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Afinal, quem precisa de feeds?

with 10 comments

 

 

O grande fluxo de informações da internet pode deixar os usuários saturados de tudo. Uma das soluções mais práticas que surgiram para resolver o problema foram os sistemas de RSS, que disponibilizam Feeds, para serem assinados em programas/sites/ferramentas de agregadores. Se você não conseguiu assimilar direito as últimas linhas, não se preocupe, vamos por partes.

RSS é a abreviatura para o sistema que administra e fornece a linha de comando necessária para ser cadastrada em um leitor. Cada versão tem um significado: Rich Site Summary, para o RSS 0.91; RDF Site Summary para o RSS 0.9 e 1.0; e Really Simple Syndication, para o RSS 2.0. A diferença entre eles é o que cada um permite mostrar, desde o primeiro, que só possibilitava o título, até o último, que pode exibir uma pequena imagem ou o começo do texto publicado.

Feeds são fontes, cada informação publicada em sites/blogs. Quanto maior a periodicidade e a quantidade de conteúdo disponibilizada em um endereço, mais útil será o serviço de RSS. A partir dos feeds enviados aparecerá no programa/site/ferramenta o conteúdo ou resumos de conteúdo, juntamente com os links para as versões completas do conteúdo e outros links que desdobrem o conteúdo – funciona mais ou menos como aquela linhas de informações e manchetes que alguns programas de televisão exibem no pé na imagem, com a diferença deste ser “clicável”.

Por que o RSS é importante em sua vida? Se você gosta de se informar na internet, principalmente por assuntos específicos, o sistema serve de filtro de informações em que você não precisa navegar de página em página para assimilar o conteúdo. Por exemplo, você gosta de música e futebol, vai até o Portal G1 na coluna da esquerda, “Serviços” > “RSS”. Lá aparecerá uma lista completa dos canais. Você procura os respectivos interesses e copia as linhas de comando (normalmente as linhas de comando são terminadas em xml). Copia e cola em seu programa/site/ferramenta e pronto. Cada nova postagem/publicação será entregue direto para você.

Quem usa o sistema WordPress tem a ferramenta a disposição nos Widgets. O Pega no meu Blog, por exemplo, utiliza o sistema, em sua coluna lateral, nas caixas marcadas com Ícone feed RSS – símbolo criado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft. Quem usa o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer 7.0 também tem o recurso disponível na janela do navegador.

O recurso é relativamente novo, porém, muitas pessoas já assinam o sistema por suas vantagens. O lado ruim é que muitos espaços podem perder visitas, caso suas chamadas em feeds não forem suficientemente interessantes para merecer um clique. O desafio agora é pegar o internauta desde o título de postagens/publicações e oferecer conteúdos que instiguem a presença no endereço.

Joel Minusculi
Que usufrui da praticidade dos sistemas de RSS

***

Nota do autor: Este é o segundo texto da série sobre a realidade da rede mundial de informação nos dias atuais. Clique aqui e confira o primeiro. Além disso, qualquer sugestão ou dúvidas sobre o tema pode ser feita através dos comentários.

Anúncios

Written by Joel Minusculi

setembro 10, 2007 às 9:30 pm

Publicado em Artigo, Internet, Projeto

10 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Não dá de negar que o rss é uma inovação fantástica, mas os sistemas ainda são, na sua grande maioria, pesados ao abrir as informações.

    Thiago Floriano

    setembro 11, 2007 at 1:18 am

  2. Eu não consigo usar os RSS.Acho bem mais fácil, quando eu tyenho tenpo, entrar nos sites e procurar novas atualizações. Embora isso seja um graaande empenho.

    ypeamarelo

    setembro 11, 2007 at 2:18 am

  3. Joel, estava querendo aprender mais sobre RSS e vc explicou muito bem. Só que meus neurônios se fundiram na hora do “Copia e cola em seu programa/site/ferramenta e pronto”.
    Que programa, site ou ferramenta é esta? Dá para me explicar?
    Bjs e obrigada.

    Andrea

    setembro 16, 2007 at 12:31 pm

  4. Tbm to viciado em RSS, mas (as as as) se eu nao me organizar direito, perco controle dos feeds e tal, quero dizer, me cadastro em um monte e mal acompanho qqr um por ficar perdido!

    =)

    pandini

    setembro 20, 2007 at 5:18 am

  5. As ferramentas existem, difícil é administrá-las. Meus bookmarks no del.icio.us são o maior exemplo. Irrevisáveis. Quando quero encontrar algo, cadê? Ou eu lembro de uma palavra-chave muito incisiva ou tanto o próprio del.icio.us quanto o Google ou qualquer outro serviço me fará perder algum tempo selecionando aquela especificidade.

    Com RSS, parece fácil. A gente vai registrando e começa a dar uma passada diária por eles. Lê uma ou outra coisa por cima, tá na correria, cheio de outros compromissos, acaba deixando metade das chamadas de lado. Isso quando registra feeds demais e não consegue conferir todos. Às vezes acaba rendendo mais o cara, à toa, ir numa página/blog específicos e ir rolando a página, lendo um trecho aqui, outro ali.

    Não descarto a utilidade dos feeds. Mas acredito que muita gente também tenha dificuldade de administrá-los. Aliás, nem das minhas senhas eu dou mais conta, hehehehe.

    Abraço Joel. Temos que pensar naquele encontro de blogueiros…

    Rogério Kreidlow

    setembro 24, 2007 at 3:52 am

  6. se não atualiza não precisa de feed mesmo… ahahahahahaha…. abraço

    Thiago

    setembro 28, 2007 at 8:48 am

  7. mudanças por aqui? 🙂

    marinamelz

    outubro 4, 2007 at 7:57 pm

  8. RSS interessou o atrasado tecnológico aqui. Prepare-se para uma possível batelada de perguntas nas aulas.

    Francisco

    outubro 8, 2007 at 2:24 pm

  9. Atrasado, porém sincero: feliz aniversário. 🙂 Deus abençoe! Tudo de bom! Muitos posts bacana para a blogosfera. Saúde, paz!

    wagnermoura

    outubro 8, 2007 at 2:24 pm

  10. […] feeds não é de comer, muito menos de beber. É uma ferramenta da internet que o Joel Minusculi já explicou como funciona em seu blog. Deixa de ser preguiçoso e vai olhar! Não Há […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s