REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Afinal, quem precisa de feeds?

with 6 comments

O grande fluxo de informações da internet pode deixar os usuários saturados de tudo. Uma das soluções mais práticas que surgiram para resolver o problema foram os sistemas de RSS, que disponibilizam Feeds, para serem assinados em programas/sites/ferramentas de agregadores. Se você não conseguiu assimilar direito as últimas linhas, não se preocupe, vamos por partes.

RSS é a abreviatura para o sistema que administra e fornece a linha de comando necessária para ser cadastrada em um leitor. Cada versão tem um significado: Rich Site Summary, para o RSS 0.91; RDF Site Summary para o RSS 0.9 e 1.0; e Really Simple Syndication, para o RSS 2.0. A diferença entre eles é o que cada um permite mostrar, desde o primeiro, que só possibilitava o título, até o último, que pode exibir uma pequena imagem ou o começo do texto publicado.

Feeds são fontes, cada informação publicada em sites/blogs. Quanto maior a periodicidade e a quantidade de conteúdo disponibilizada em um endereço, mais útil será o serviço de RSS. A partir dos feeds enviados aparecerá no programa/site/ferramenta o conteúdo ou resumos de conteúdo, juntamente com os links para as versões completas do conteúdo e outros links que desdobrem o conteúdo – funciona mais ou menos como aquela linhas de informações e manchetes que alguns programas de televisão exibem no pé na imagem, com a diferença deste ser “clicável”.

Por que o RSS é importante em sua vida? Se você gosta de se informar na internet, principalmente por assuntos específicos, o sistema serve de filtro de informações em que você não precisa navegar de página em página para assimilar o conteúdo. Por exemplo, você gosta de música e futebol, vai até o Portal G1 na coluna da esquerda, “Serviços” > “RSS”. Lá aparecerá uma lista completa dos canais. Você procura os respectivos interesses e copia as linhas de comando (normalmente as linhas de comando são terminadas em xml). Copia e cola em seu programa/site/ferramenta e pronto. Cada nova postagem/publicação será entregue direto para você.

Quem usa o sistema WordPress tem a ferramenta a disposição nos Widgets. O Pega no meu Blog, por exemplo, utiliza o sistema, em sua coluna lateral, nas caixas marcadas com Ícone feed RSS – símbolo criado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft. Quem usa o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer 7.0 também tem o recurso disponível na janela do navegador.

O recurso é relativamente novo, porém, muitas pessoas já assinam o sistema por suas vantagens. O lado ruim é que muitos espaços podem perder visitas, caso suas chamadas em feeds não forem suficientemente interessantes para merecer um clique. O desafio agora é pegar o internauta desde o título de postagens/publicações e oferecer conteúdos que instiguem a presença no endereço.

Joel Minusculi
Que usufrui da praticidade dos sistemas de RSS

***

Nota do autor: Este é o segundo texto da série sobre a realidade da rede mundial de informação nos dias atuais. Clique aqui e confira o primeiro. Além disso, qualquer sugestão ou dúvidas sobre o tema pode ser feita através dos comentários.

Written by Joel Minusculi

setembro 9, 2007 às 3:39 pm

Publicado em Artigo, Internet

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Em tempo: Quem acompanha a lista dominical dos blogs parceiros do Pega no meu Blog “usa” de uma espécie de RSS. A diferença que a lista é feita manualmente, através de minhas visitas em cada um, com a consequente leitura dos posts. Isso resulta em pequenas chamadas com um pequeno ponto de vista incluso.

    _______
    Joel Minusculi

    Pega no meu Blog

    setembro 9, 2007 at 3:43 pm

  2. eu to me acostumando com feeds
    ainda não entendo muito bem hahaha

    romeu

    setembro 9, 2007 at 9:21 pm

  3. Estou aderindo ao uso dos RSS…

    Como colaboro em um blog ambiental (http://blog.ecoinformacao.com), é importante a facilidade dos feeds. Ganho em agilidade, opções de matérias, organização do meu tempo etc.

    Utilizo o Google Reader e feeds do Thunderbird. Tudo ficou mais fácil com só um clique!

    Valeu Joel por mais atualização informativa!

    Raquel Elena

    setembro 9, 2007 at 9:29 pm

  4. Eu utilizo o Bloglines. Uma belezura!

    Larissa Tietjen

    setembro 10, 2007 at 1:38 pm

  5. não tô conseguindo adicionar o feed do pega no meu no meu yahoo. alguém pode me ajudar?

    SAL

    setembro 11, 2007 at 2:10 pm

  6. Mas, afinal, como faço para conseguir o RSS do meu blog? E depois: o que faço com ele?

    Carlos Romero

    maio 30, 2008 at 9:55 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s