REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Everybody, together, forever and ever

with 3 comments

A blogosfera é uma revolução na grande rede mundial e eu, assim como diversas pessoas, acredito no caráter anárquico desse meio. Não há restrições: você simplesmente pode colocar qualquer coisa, como quiser, para só depois ser censurado – caso fira alguma coisa. Para o pessoal da comunicação, como eu, existe um conceito chamado gatekeeper. Em rápidas palavras, este conceito define a pessoa que é o “porteiro” da informação, deixando passar algumas e barrando outras, na medida em que escolhem o que noticiar e o que ignorar.

Porém, ainda há muito desentendimento. Muitos querem tornar o blog algo corporativo, outros só pensam em lucro, ou simplesmente um depósito de downloads. Poucos têm noção do poder que a informação tem nesse meio, da velocidade de propagação e da demanda. Ele é uma idéia nova, por isso está em desenvolvimento e não tem definições. Talvez isso seja a causa de muita confusão por aí ainda.

Além disso, a construção coletiva do conhecimento (apesar de eu bater tanto nessa tecla, não sou parente do Pierre Lévy) está deixada de lado. As pessoas, tanto só leitores como blogueiros assíduos, deveriam ter uma consciência de união, da importância da colaboração dentro dessa sociedade que cresce a cada novo post.

Em um passeio pela rede, acabei caindo no iftk, um blog que, assim como este, trata de generalidades. Gostei muito do texto “O futuro da blogosfera brasileira: até onde concorremos?”. Isso me inspirou em meus estudos sobre a causa, o qual penso que sou um tanto sonhador ainda, ao acreditar nos blogs como ferramentas inovadoras. Por isso, como uma boa idéia propagada no texto, aceito a idéia do meme inserido naquele post: indico três outros blogs que gosto, que não estão na minha lista, como forma de mostrar parceria.

Written by Joel Minusculi

junho 16, 2007 às 12:53 am

Publicado em Artigo

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo!

    O blogue é um espaço livre, sem fronteiras e deve ser compartilhado. Assim todos ganham: quem escreve, quem lê, quem pesquisa. A troca enriquece o vocabulário, a astúcia, o conhecimento, a vida!

    Sim a blogosfera! ;-D

    Raquel

    junho 16, 2007 at 9:15 am

  2. Ah! Esqueci de mencionar os blogues semelhantes ou que agregam…

    Na verdade vou citar os mais próximos do meu outro blog: A Metamorfose da Libélua (http://ametamorfosedalibelula.blogspot.com).

    http://ignorautas.blogspot.com/ (Ajuda aos Ignorautas)
    http://lousadigital.blogspot.com/ (Lousa Digital)
    http://www.educomverde.blogspot.com/ (Educom Verde – Comunicação e Educação Ambiental)

    Raquel

    junho 16, 2007 at 9:23 am

  3. Obrigado pela indicação!

    Lazy Liquid

    julho 4, 2007 at 8:35 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s