REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

Desenhos que marcaram época: Smurfs

with 7 comments

 

Para as pessoas que apontam a antiga União Soviética como a prova de comunismo efetivo, é porque não conheciam a vila dos Smurfs. Lá todos compartilham tudo – há boatos que até a Smurfette entrava nessa, já que era a única do sexo feminino. Além disso, os trabalhos eram divididos e seus problemas eram resolvidos de forma coletiva.

Gargamel era o modelo capitalista, que queria se aproveitar da força dos Smurfs para obter ouro, como um lucro obtido em cima dos outros. Por outro lado, o Papai Smurf (que usava um gorro vermelho) era uma figura benevolente e de autoridade. Prova disso são os vídeos disponíveis no Youtube com a seguinte frase como mote: “Cada um de acordo com suas habilidades, a cada um de acordo com que necessita”.

Como isso nos afeta como adultos? Há anos a “ameaça comunista” deixou de ser uma pauta para a sociedade. Ou seja, a influência nesse sentido foi nula. Quanto ao ponto da política de uma fêmea para 30 caras, isso reflete a promiscuidade e a ânsia feminina dos dias atuais, de ter vários homens aos seus pés.

Anúncios

Written by Joel Minusculi

junho 15, 2007 às 3:07 pm

Publicado em Devaneio, Nostalgia

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Poxa Joel! Que comentário final foi esse “Quanto ao ponto da política de uma fêmea para 30 caras, isso reflete a promiscuidade e a ânsia feminina dos dias atuais, de ter vários homens aos seus pés.”??!

    Tava indo tão bem…

    A ameça comunista não existe ou talvez nunca existiu, entretanto a ameça do capitalismo selvagem…

    Não se fazem mais desenhos como os daquela época!

    Raquel

    junho 15, 2007 at 3:25 pm

  2. Olhando bem pra cara da Smurfette, a gente entende porque começava a pensar em sacanagem ainda quando criança. Abraços

    Rogério Kreidlow

    junho 16, 2007 at 4:04 pm

  3. tnh 32anos até hj sou apaixonada por este desenho não consigo ver nada de maldade nele;só alegria,fantasia,o mundo mágico na minha infâ
    ncia quanta saudade…carregarei esse momento p resto da minha vida.

    jucileid

    junho 21, 2007 at 12:17 am

  4. querido bosta…
    assistia o desenho quando criança e lembro que gostava dele, e só isso. Poxa que pena que a “ideologia” por trás não me afetou, talves eu conseguisse deixar o meu cartão com saldo positivo.
    A única ameaça era que o papai smurf ensinava a dividir e cooperar e é claro as vantagens sensacionais pra vc e sua bunda de usar calças brancas apertadinhas(que bom que os smurfs eram ASSEXUADOS e não tinham nada pra ser apertado ali)
    outra coisa que me perturbou: a promiscuidade feminina? vc por acaso é gay? isso é otimo cara! e caso vc não são tipo 7 mulheres pra cada homem..se alguem tah pegando todas e se dando bem aqui somos nós, err… quer dizer os homens heterossexuais( não discriminamos aqui, cada um faz o q quer)

    marquinhos

    novembro 9, 2007 at 9:55 am

  5. queria saber como se faz estes desenhos um colorir?

    poca

    janeiro 22, 2008 at 6:34 am

  6. fgdashnhgsdfugcd otimo

    simone

    fevereiro 15, 2008 at 6:31 am

  7. *********

    robison da silva satos

    maio 25, 2009 at 2:03 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s