REFÚGIO

comunicação, tecnologia e outros devaneios

O Jardineiro Fiel

leave a comment »

O mundo está cansado de saber que a África enfrenta várias questões sociais, como a pobreza e a falta de recursos. A miséria daquele povo é explorada de todas as formas, além do cinema, pelos povos “desenvolvidos”. Em alguns poucos desabrocha o espírito de compaixão, o que faz os problemas africanos serem amenizados. E é nesse despertar para a realidade que está a beleza e a inteligência da trama de O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, 2005), mais uma adaptação bem sucedida para o cinema, apesar do livro homônimo de John Lê Carré não ter emplacado antes do longa aqui no Brasil.

A história começa com o relacionamento de um diplomata inglês com uma ativista dos direitos humanos, que se conhecem após uma discussão fervorosa sobre a participação da Inglaterra na guerra do Iraque. Na África, ambos partem rumo ao Quênia, onde encontram muito mais que problemas burocráticos. Com a morte de sua esposa Tessa (Rachel Weisz, de Constantine, 2005), o diplomata Justin Quayle (Ralph Fiennes, de O Paciente Inglês, 1996) vai à busca da verdade do caso por três continentes, acreditando na fidelidade da companheira e contra o poder das grandes indústrias farmacêuticas.

Com as peças do quebra-cabeça apresentadas de forma bem elaborada através do jogo de flashbacks e o momento real, não é uma simples história de assassinato e busca pelos verdadeiros algozes. O diretor brasileiro Fernando Meirelles (o mesmo de Cidade de Deus, 2002) levou o desenrolar dos fatos na visão apaixonada da ativista pela África. Como fez nas favelas brasileiras, Meirelles e seu diretor de imagem César Charlone contrastaram as realidades, mostrando o motivo da dedicação de Tessa pelos africanos: tempo sempre radiante com o colorido nas casas mesmo na pobreza do Quênia, contra o clima sempre nublado de cores mortas e opacas das locações britânicas.

A trama passa a impressão de um documentário, mas sem perder a poesia do romance. A câmera nervosa, sempre ativa em busca do melhor ângulo, faz o espectador se sentir dentro do filme, além de tomadas de cenas bem abertas, deixando bem explícito o ambiente. A trilha sonora, variando de fortes percussões a suaves acordes, completa o clima de suspense e dá o ritmo nos passos do diplomata.

Os extras da versão em DVD são poucos, mas muito interessantes. Cenas excluídas e estendidas dividem espaço com mais dois mini-documentários. O primeiro é “Abrançando a África – Filmando no Quênia”, um relato de atores e equipe de produção sobre como foram os dias de filmagem, a comparação que Meirelles fez com as favelas brasileiras e como foi o relacionamento com os nativos. Em “John Lê Carré – Da página à tela” é explicado como foi feita a adaptação da obra para o cinema e como o autor chegou ao tema da influência das grandes indústrias farmacêuticas. Dois complementos que ajudam a explicar o contexto de muitas cenas ao longo do filme.

O espectador deve estar atento a todos os detalhes para não perder o fio. A metáfora do diplomata com seu hobby na jardinagem, e cuidado para que as plantas estarem sempre floridas, está intimamente ligada à fidelidade e a dedicação ao seu amor pela ativista. Cada carta e cada gesto dos personagens tem um significado especial, que se encaixam primorosamente num final surpreendente. Enfim, um drama com suspense e amor a todo custo que vale a pena ter na estante da sala, com uma idéia de compaixão pelos necessitados que deve rodar o mundo.


O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, 2005)
Roteiro: Jeffrey Caine, baseado em roteiro de John Le Carré
Elenco: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Hubert Koundé
Direção: Fernando Meirelles
Duração: 129 min
Gênero: Drama

Written by Joel Minusculi

junho 6, 2007 às 1:46 pm

Publicado em Cinema

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s